Aprenda a fazer portabilidade de forma rápida e prática

Muitas pessoas acabam optando pela portabilidade, porque acabam ficando insatisfeitas com os seus planos de celular atual ou por simplesmente acharem que a outra operadora vai oferecer mais benefícios. Se você é uma delas, esse texto é para você aprender a fazer portabilidade.
0
126

A portabilidade é um serviço que passou a ser oferecido pelas empresas de telecomunicações para que os usuários tenham a opção de mudar de operadora e continuar com o mesmo número de celular ou fixo.

Essa vontade de fazer portabilidade surge nos usuários por conta da variedade de planos de telefonia, tanto móvel quanto fixa, que existem no mercado. Pensando nisso, as empresas de telecomunicação criaram a opção de mudar de operadora sem precisar perder o seu número de celular, que pode ser imprescindível para o seu dia a dia ou até mesmo para seu trabalho.

Aprenda como fazer portabilidade em algumas das operadoras do país

Aprenda como fazer portabilidade em algumas das operadoras do país.

Caso você esteja insatisfeito com o seu atual plano de celular ou de telefone fixo e está buscando fazer portabilidade, continue lendo nosso artigo e aprenda a mudar de operadora de forma fácil e descomplicada. 

Vale ressaltar que a portabilidade pode levar um tempo para acontecer e que também é cobrada uma taxa para que ela seja efetuada.

O que é portabilidade?

A portabilidade é uma forma rápida e fácil de mudar de operadora e adquirir um novo plano de telefonia móvel ou fixa, sem a necessidade de mudar de número. Essa mudança de produto pode ser feito de uma operadora para a outra.

Só é possível transferir um número de celular para um número de celular e um número de telefone fixo para outro, não há a possibilidade de transferir números de um para o outro.

Mas, ao fazer portabilidade, é possível que você transfira o plano de seu celular pré-pago para uma operadora na qual você irá contratar um plano pós-pago. Vale ressaltar que a portabilidade deve ser feita dentro da sua área de serviço, ou seja, com o mesmo DDD e dentro de seu estado.

Ela pode demorar até três dias úteis para acontecer efetivamente e muitas operadoras já oferecem a portabilidade de forma totalmente gratuita.

Como fazer ?

Fazer a portabilidade pode ser um processo bem simples e rápido se você souber exatamente o que fazer.

Quando for pedir a sua mudança de plano, basta entrar em contato operadora que você deseja contratar. Isso pode ser feito através do seu telefone, presencial ou pelo site.

Se você for fazer portabilidade em uma loja física, um dos atendentes da loja irá de atender. Pelo telefone também terá um atendente disponível para lhe ajudar, agora se você optar por pedir a portabilidade através do site, a operadora lhe enviará um formulário que você deverá preencher com seus dados e enviar de volta.

É necessário que você cheque com a sua atual operadora se ainda não está vigente o seu contrato de fidelização, pois se ele ainda estiver ativo, é provável que ao tentar fazer a troca de plano e operadora, você tenha que pagar uma multa rescisória.

  • Como fazer portabilidade para Claro? 

Adquira um chip da Claro e ative-o e após colocá-lo em seu celular, siga os seguintes passos:

  1. Mande um SMS para o número 1970 com o DDD e o número do seu celular antigo que deseja mudar para a Claro;
  2. Aguarde um SMS da Operadora chegar e responda-o com o CPF do titular da linha;
  3. Um SMS será enviado para o seu antigo chip com um código de segurança;
  4. Então você deverá copiar esse código e enviar um SMS com ele para 1970 através do seu novo chip Claro;
  5. Agora é só aguardar a autorização para fazer a portabilidade Claro e responder “Sim”.

Feito isso ligue para o número 0800 070 2121 para conhecer as opções de planos pós-pagos que você pode contratar agora. 

  • Como fazer portabilidade para Vivo?

Para telefones fixos a portabilidade da Vivo é gratuita e o cliente terá que pagar apenas o valor da instalação do cabeamento. 

Para a portabilidade da Vivo acontecer, você precisa comprar um chip novo da operadora e depois será necessário escolher a forma como você quer fazer a portabilidade, se for online, basta acessar o site e entrar na aba “traga o seu número para a Vivo”, agora se você decidir fazer a portabilidade em uma loja física, será necessário levar até ela seu RG, CPF e comprovante de residência.

  • Aprenda a fazer a portabilidade da TIM

 O serviço de portabilidade da TIM é feito de forma gratuita. Para contratar um plano pós-pago ou pré, é possível contratar através do site, no atendimento virtual ou em uma loja física, com os seguintes documentos em mãos: 

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Fatura da sua operadora atual em casos de planos pós-pagos.

Em casos de celulares pré-pagos, também é possível fazer sozinho através do seu celular, basta comprar um chip novo da TIM, ativá-lo e seguir o passo a passo que aparecerá na tela.

Como reduzir o gasto dos seus dados móveis

Se você está pensando em fazer portabilidade pois os dados móveis do seu plano estão acabando muito rápido, leia esse outro artigo de nosso site que irá te ensinar como reduzir o consumo de dados da internet móvel.

Deixe um comentário