Saiba como melhorar a sua conexão

5 principais causas de uma internet lenta e como resolver

Nada tira mais do sério do que uma internet lenta, principalmente quando você está fazendo algo e ela para no meio do processo, te impossibilitando de continuar. Por isso, nesse post vamos te ajudar a acabar com esse problema.
1
384

Há alguns fatores que podem interferir no funcionamento da sua banda larga e, às vezes, acaba deixando sua internet lenta. Problemas no fluxo de dados pela rede pode ser o mais comum, mas não é apenas isso que compromete a sua conexão.

Como saber a causa da internet lenta?

Existem diversos fatores que levam você a ter uma internet lenta. Às vezes o problema pode ser com seu dispositivo ou computador, às vezes o problema pode estar no fornecedor ou mesmo na própria conexão (cabeamento e infraestrutura da sua casa).

Internet lenta

Por isso, listamos aqui as 5 principais causas da lentidão da internet e como evitá-las. Confira.

Vírus e Malwares

Os vírus são uma das principais causas de uma internet lenta e eles podem invadir qualquer dispositivo, como celulares, computadores e tablets.

Por isso, tome muito cuidado ao acessar sites não confiáveis, ao clicar em links suspeitos e, principalmente, ao baixar arquivos de lugares que não seguros.

Esses vírus, além de deixar sua internet lenta, podem acabar roubando informações e arquivos pessoais, então esteja sempre atento.

Roteador mal posicionado

Muitas pessoas ainda acreditam que a posição do roteador não interfere na conexão, mas a verdade é que interfere sim.

Já percebeu que em alguns lugares da casa, o sinal do Wi-fi pode ser menor do que em outros? É justamente por isso. O mau posicionamento pode causar zonas sem sinal dentro da sua casa e, consequentemente, deixar a internet mais lenta.

Verifique se o aparelho está instalado em um local que terá uma boa distribuição para todos os dispositivos que irão se conectar a ele e evite locais muito escondidos.

Quantidade excessiva de conexões

Se você estiver com muitos aparelhos conectados consumindo dados da sua rede , isso pode causar uma lentidão em sua internet, já que o sinal será dividido em mais partes, assim ficando apenas um pouquinho para cada um.

Caso a sua internet esteja lenta e você tenha poucos dispositivos consumindo dados, pode ser necessário trocar a senha da sua rede, pois outras pessoas podem estar utilizando o seu sinal.

Aparelhos Bluetooth ativos

Você sabia que utilizar dispositivos Bluetooth constantemente no espaço onde está o roteador pode deixar sua internet lenta? 

Atualmente, essa interferência é um pouco menor do que era antes, mas ela ainda existe. 

Sendo assim, não custa nada deixar essa função do seu celular desabilitada enquanto não estiver sendo utilizada.

Pacote de internet errado

A maioria dos provedores de internet oferecem pacotes de várias velocidades diferentes para que o consumidor encontre e contrate o que melhor lhe atende sua necessidade.

O que acontece é que muitas vezes não sabemos quanto consumimos e, por isso, contratamos o pacote mais barato apenas para ter a internet.

A opção correta é sempre contratar um pacote que atenda todas às suas necessidades de dados e que tenha o melhor custo-benefício, assim você não precisará passar nervoso toda vez que sua internet ficar lenta.

Como fazer uma boa escolha e fugir de uma internet lenta?

Nós fizemos um texto para ajudar você a escolher o melhor plano de internet banda larga para sua casa. E também fizemos uma comparação dos melhores pacotes de internet das empresas mais conhecidas no momento, vale conferir.

Mas, adiantando a dica, dê uma olhadinha nos planos de internet da Claro e da Claro NET e escolha o que melhor te atende.

Para isso, é importante saber o quanto você já tem hoje, para contratar um  pacote maior. Se for do seu interesse, aproveite para acessar o fast.com, o teste de velocidade da Netflix. É simples, rápido e gratuito.

E lembre-se: identifique o problema, resolva e encontre métodos para evitá-los. 

1 comment

Deixe um comentário