IMEI do seu celular

Saiba o que é IMEI do celular, para quê serve e onde encontrá-lo

Você já ouviu falar sobre o IMEI do celular? Essa sigla se refere a um código numérico, mas você sabe para quê serve e como usá-lo? Veja no Saiba Telecom.
0
217

Existem mais celulares do que pessoas no Brasil. Segundo a ANATEL, o país possui cerca de 250,8 milhões de celulares em circulação, e esse é um número que cresce a cada ano.

Com tantos aparelhos sendo utilizados, fica difícil identificar cada dispositivo, principalmente se ele for roubado, furtado ou perdido.

Por isso, vamos explicar para você o que é o IMEI do celular, um código que pode te ajudar em momentos de furto, roubo ou perda.

O que é o IMEI do celular?

Assim como os carros possuem uma numeração de identificação, o número de chassi, os dispositivos são reconhecidos através do IMEI do celular. 

Essa sigla significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e é considerado a impressão digital do aparelho, já que nenhum código é igual a outro.

Para o que serve o IMEI do celular?

IMEI do celular

IMEI do celular possibilita que você bloqueie o seu dispositivo.

Veja Também:

O IMEI do celular é utilizado para que você possa personalizar alguns serviços junto à operadora, como desbloquear o aparelho para utilizar em outras operadoras, por exemplo.

Além dos serviços personalizados, há outra funcionalidade que é mais utilizada: bloquear o aparelho, caso você seja roubado, furtado ou perdido o dispositivo e não tenha a possibilidade de encontrá-lo.

Quando bloqueado, todas as funções do celular que dependem da operadora, como ligações e conexão com a internet, ficam indisponíveis, tornando o dispositivo inutilizável.

É possível desbloquear o IMEI do celular depois de bloqueado?

Caso você recupere o seu celular depois de ter bloqueado o aparelho pelo número do IMEI, existe uma possibilidade para você desbloqueá-lo, mas é importante ressaltar que tentar alternativas que não as recomendadas pelas operadoras podem resultar na perda irreversível do seu aparelho.

A orientação das operadoras para fazer o desbloqueio é comparecer pessoalmente à uma loja física com o aparelho e a documentação  necessária para fazer a solicitação.

Os documentos necessários para desbloquear o IMEI

  • Identidade e CPF do titular da linha;
  • Nota fiscal da compra do aparelho;
  • Caixa do aparelho (se possível).

Como solicitar o bloqueio do IMEI do celular?

Se você passou pela situação de um assalto, furto ou perda e quiser garantir que ninguém irá utilizar ou revender o seu aparelho, você pode solicitar o bloqueio em apenas 2 passos:

1. Faça o Boletim de Ocorrência

Levando em consideração que assalto ou furto são crimes, o primeiro passo é ir até a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência, já que em muitos casos o B.O. é obrigatório para fazer o bloqueio do IMEI.

Se a situação for de perda do aparelho, você pode abrir um boletim de ocorrência pela internet mesmo, através do site da Polícia Civil do seu estado. É necessário verificar se o estado onde você mora possui o serviço de Delegacia Eletrônica, caso não, basta comparecer à delegacia mais perto de você.

2. Entre em contato com a operadora

Com o boletim em mãos, entre em contato com sua operadora e informe que deseja bloquear o IMEI do seu celular devido ao ocorrido, para isso é necessário que você envie um cópia do boletim de ocorrência e informe o número de IMEI do celular.

Onde encontrar o número do IMEI do celular?

IMEI do seu celular

Existem três opções para encontrar o IMEI do seu celular.

Para encontrar a sequência numérica do IMEI do seu celular, existem três possibilidades que são bem fáceis:

1. Na caixa do aparelho

Normalmente, as caixas onde vem os aparelhos você consegue encontrar o código, busque por uma etiqueta que contenha outras informações, provavelmente você irá encontrá-lo. Procure também na nota fiscal, mas caso não encontre tente a próxima opção.

2. Espaço reservado para a bateria do celular

Sabe aquele vãozinho onde a bateria encaixa no celular? Você já reparou que ali tem várias etiquetas? Uma dessas etiquetas pode conter a numeração. Caso seu celular não seja possível remover a bateria como a maioria dos modelos, a nossa última opção será a mais indicada.

3. Disque *#06#

Se nenhuma das outras opções te ajudaram, essa opção é mais fácil e recomendada para encontrar o IMEI. Basta abrir o discador de chamadas do seu celular e digitar *#06# e automaticamente seu celular irá lhe mostrar a sequência numérica do aparelho. 

É bom lembrar que se o seu dispositivo possuir entrada para mais de um chip, você terá mais do que um IMEI no celular, por isso, quando for solicitar o bloqueio do IMEI, apresente todos os códigos que aparecer para você.

Dica bônus: mantenha o IMEI do celular sempre por perto

Mesmo que você acredite que essas situações nunca irão acontecer com você, é importante deixar o IMEI do celular guardado em outro lugar além do próprio aparelho. Então anote e o guarde em um lugar de fácil acesso.

Se quiser mais dicas sobre o seu celular, saiba como recuperar mensagens do WhatsApp que foram apagadas do celular ou ainda como economizar bateria do celular em poucos passos aqui no Saiba Telecom.

Deixe um comentário