como funciona a internet via satélite

Entenda como funciona a internet via satélite e quais seus benefícios

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil encontrar maneiras de se manter conectado, mesmo em regiões mais afastadas das grandes metrópoles. Se você se encaixa no perfil, vem entender melhor como funciona a internet via satélite e o que ela pode te beneficiar.
0
885

Depois de que as regiões mais distanciadas de grandes cidades começaram a sofrer com a falta de conectividade, muitas pessoas buscaram saber como funciona a internet  via satélite, isso porque ela tem grande alcance e resposta rápida.

O Brasil chegou ao total de 42,1 milhões de residências conectadas. O que significa que quase um terço da população brasileira ainda não têm qualquer tipo de acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios.

Acontece que muitas dessas residências que ainda não possuem internet é justamente por ficarem em localizações muito afastadas de centros urbanos.

Se você ainda não sabe por que a internet é ruim em algumas regiões temos outro texto aqui que te explica tudo sobre isso.

Uma das opções mais conhecidas para solucionar a falta de internet nesse caso é a internet via satélite. Veja no texto como funciona a internet via satélite:

Como funciona a internet via satélite?

Como o nome já diz, a internet via satélite precisa que haja um satélite em órbita da terra e que tenha essa função. 

Ele se comunica com servidores das operadoras, que repassam os dados ao computador do usuário, ou seja, a internet via satélite trabalha recebendo e enviando dados.

Infográfico de como funciona a internet via satélite

Existem diversos operadores, principalmente distribuidores de TV e internet, que operam via satélite, já que é possível enviar dados para qualquer lugar do planeta através dessa tecnologia.

Quais aparelhos preciso possuir para ter internet via satélite?

A internet via satélite

A internet via satélite é uma ótima opção para quem mora em regiões rurais.

Depois que você entendeu como funciona a internet via satélite, é importante saber que é preciso ter uma antena, que é praticamente igual a uma antena de TV por assinatura, para fazer com que ela funcione em sua residência.

Ela vai se comunicar com os satélites, que chegam a ficar a 35 mil km da superfície terrestre. Além da antena, é necessário ter também um modem, assim como na internet banda larga DSL.

Se você não conhece como funciona a esse tipo de internet, conheça os tipos de internet banda larga disponíveis no mercado.

Onde encontrar planos de internet via satélite?

As empresas que oferecem internet via satélite costumam ser regionais, não oferecendo serviço em todo o Brasil, como a HughesNet e a NetLight.

Um detalhe que vale ser ressaltado é que a NetLight oferece apenas planos empresariais, já a HughesNet oferece planos para o dia e para noite e podem variar de valor de acordo com sua localização.

Caso você more na região rural, descubra os principais planos de internet rural disponíveis no mercado e não fique sem conexão nunca mais.

Deixe um comentário