Foto de capa do texto que te ensina testar a velocidade de internet

Dicas para testar a velocidade da internet e entender o resultado

Testar a velocidade da internet é importante para saber se você está recebendo o que foi contratado. Saiba como fazer isso da forma certa no texto.
0
43

Sempre que a internet começa a mostrar uma queda de velocidade ou oscilações durante a sua conexão, a primeira coisa que fazemos é testar a velocidade da internet, não é mesmo? Mas, existem muitos quesitos que podem influenciar no resultado e que precisam ser levados em consideração.

Um desses quesitos é o plano contratado. É sempre bom conferir se a quantidade que você contratou com sua operadora é a quantidade que você recebe na sua residência.

Caso você se sinta lesado de alguma forma pela qualidade da internet, você pode tomar medidas legais contra a empresa se ela não entregar, minimamente, 80% da taxa de transmissão média e 40% da taxa de transmissão instantânea, de acordo com as informações da Anatel.

Mas, como saber se eles estão entregando a quantidade certa de internet? Para saber isso, você precisa testar a velocidade da sua internet, por isso, preparamos este texto com algumas dicas de como fazer esse teste do jeito certo. Confira:

Como testar velocidade da internet

Conheça os cuidados necessários para ter um teste completo.

Conheça os cuidados necessários para ter um teste completo.

  1. Deixe apenas um dispositivo conectado à rede

Normalmente, quando realizamos o teste de velocidade da internet não lembramos que outras pessoas ou outros dispositivos podem estar conectados à rede e isso pode comprometer o resultado do seu teste.

Quando quiser realizar um teste de internet, desconecte todos os outros dispositivos, mesmo aqueles que você não está usando no momento, como a TV, e deixe apenas o computador ou celular que irá realizar o teste conectado. Assim, você terá um resultado mais limpo e assertivo.

  1. Encerre todos os programas do dispositivo

Para garantir a integridade dos dados no resultado do seu teste de velocidade, o recomendado é que todos os programas ou qualquer outra coisa que utilize da internet, como Netflix e Google, sejam encerrados antes de começar a medir.

Assim, como nenhum dispositivo deve estar conectado à rede para testar a velocidade da internet, nenhum outro serviço no dispositivo usado deve utilizar a rede para não “roubar” dados e alterar o resultado do teste.

  1. Escolha um testador de confiança

Após garantir que todos os cuidados para testar a velocidade da internet foram tomados, é hora de escolher um site ou aplicativo de confiança e que tenha qualidade em seus dados, ou seja, que apresente as informações mais completas e explicativas possíveis.

Veja alguns desses sites que oferecem teste de velocidade de internet:

É importante lembrar que nenhum teste é 100% eficaz, pois são muitos fatores que podem influenciar na testagem e que não estão no controle do usuário, mas é importante testar a velocidade da internet para ter uma média do que está sendo entregue.

Como entender o teste de velocidade de internet

Entenda o que significa o resultado do teste de velocidade de internet.

Entenda o que significa o resultado do teste de velocidade de internet.

Ao realizar o teste, é normal se assustar com um monte de números, siglas e informações que você nem tem ideia do que signifique, por isso vamos te explicar de um jeito bem simples, rápido e prático o que você precisa entender.

Alguns sites, ao entrar, já começam automaticamente a fazer a testagem e em outros, é necessário clicar em “começar”. Feito isso, ele irá identificar o IP do seu dispositivo em que você está fazendo o teste e apresentará o resultado segundos depois. Nele você irá encontrar:

  • Velocidade de download

Essa velocidade é referente a tudo que você consome na internet. Por exemplo, se você está assistindo a uma série e a qualidade de imagem está ruim é porque a velocidade de download está baixa.

É normal que essa velocidade de receber dados oscile, mas se ela estiver muito abaixo do que o contratado, é melhor entender junto à operadora o que está acontecendo.

  • Velocidade de upload 

Se download é quando recebemos dados, a velocidade de upload é sobre enviar dados, ou seja, quando você “sobe” algo na internet, como um vídeo no Youtube ou quando faz uma live em alguma rede social, por exemplo.

Normalmente, os planos oferecidos pelas operadoras possuem velocidade de upload menor do que a de download.

  • Latência (Ping)

A latência da internet aparece nos testes como Ping (Packet Internet Network Groper) e tem a função de verificar a conexão entre os dispositivos da sua casa ou empresa e o servidor de internet da operadora.

Quanto menor for o número, melhor está a latência, ou seja, o Ping levou pouco tempo para verificar porque a conexão está boa, se demorar mais é porque a conexão não está tão boa como deveria.

Quer entender melhor o Ping? Confira esse texto do Saiba Telecom com mais informações sobre o que é o Ping e como entendê-lo.

Afinal, como saber se minha internet está boa?

Para responder essa pergunta, é necessário que você saiba o quanto de internet foi contratado na operadora e quanto de internet às atividades que você executa utiliza, pois para uma internet ser considerada boa ela precisa atender às suas necessidades, sejam elas quais forem.

Entender a diferença entre Mega e Giga também é importante para compreender o resultado do seu teste. Você sabe qual é a diferença entre Mega e Giga? Te explicamos tudo aqui no blog também.

Agora, se você já entendeu o resultado do teste de velocidade de internet e percebeu que está recebendo bem abaixo do que foi contratado, talvez esteja na hora de trocar o seu plano. Conheça os planos mais baratos de internet banda larga disponíveis no mercado e dê um upgrade na sua conexão.

Deixe um comentário