Foto de capa do texto sobre a diferença entre internet a cabo e fibra óptica

Você sabe qual a diferença entre internet a cabo e fibra óptica?

Velocidade, custo-benefício e qualidade são algumas diferenças entre internet a cabo e fibra óptica que você vai entender melhor no texto que preparamos.
0
17

É muito comum surgirem dúvidas enquanto estamos pesquisando sobre um serviço novo que vamos contratar, principalmente quando se trata de internet, já que são tantos nomes, siglas e termos que acabam dando um nó na nossa cabeça. E uma das dúvidas mais frequentes é qual a diferença entre internet a cabo e fibra óptica e é justamente o que vamos explicar nesse texto.

Antes de entendermos como funcionam estes dois tipos de internet, é ideal que você saiba o que é internet banda larga e o que ela pode te oferecer aqui no blog, para entender as características que estão também presentes na internet a cabo e na fibra óptica.

O que é internet a cabo?

internet a cabo coaxial
O cabo coaxial é composto com o cobre em seu interior.

A internet a cabo, apesar de ainda ser analógica, é muito utilizada em várias regiões do país. Ela funciona através de um cabo coaxial, que é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado por uma blindagem que é responsável por receber o sinal e transformá-lo em conexão de internet.

O sinal é enviado das estações das operadoras até os pontos de distribuição, onde sua casa ou empresa terão acesso ao sinal de internet, mas para que você possa utilizá-la é necessário um aparelho de modem usado como roteador.

Entenda a diferença entre Modem e Roteador e suas funções na conexão aqui no Saiba Telecom.

O que é fibra óptica?

Uma fibra óptica que vai junto com muitas outras dentro de uma capa protetora e reflexiva.

Diferente da internet a cabo, a fibra óptica é a tecnologia mais atual e veloz que se pode encontrar no mercado de telecomunicações, isso se deve ao cabo utilizado para o envio e recepção de dados, que é transformado no sinal de internet.

Ao invés do cabo coaxial, a internet fibra óptica utiliza tubos de vidro que refletem em uma cama refletiva transmitindo dados. É como se fosse um canudo, fino e flexível, com um núcleo de vidro ultra-puro que reflete em uma camada espelhada. É assim que o sinal da internet chega extremamente rápido na sua casa ou empresa.

Qual a diferença entre internet a cabo e fibra óptica?

Depois de entender como cada uma funciona, fica um pouco mais claro de ver quais são as diferenças entre internet a cabo e a fibra óptica, mas se ainda está com dúvidas vamos entender um pouco mais a fundo.

A principal diferença entre ela é que uma utiliza o cabo coaxial e a outra tubos de fibra de vidro, com isso a velocidade e qualidade de uma é maior do que a outra. 

Entenda com a imagem qual a diferença entre a internet fibra optica e internet a cabo

Além disso, a fibra óptica possui mais segurança na transmissão de dados do que a internet a cabo.  Tudo isso acaba influenciando no valor final, incluindo se existe infraestrutura na sua cidade ou não.

Qual vale a pena: internet a cabo ou fibra óptica?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que cada uma tem suas vantagens e desvantagens, por isso, você deve escolher aquela que melhor atende às suas necessidades e que não pese no bolso, levando em consideração a sua localidade e orçamento.

Em questão de infraestrutura, a internet a cabo acaba tendo mais vantagens já que possui estruturas na maior parte do país (até em algumas mais afastadas), diferente da fibra óptica que ainda está em processo de expansão, o que acaba influenciando no valor final da contratação.

Já falando em questão de qualidade, a fibra óptica se destaca por possuir maior velocidade e melhor qualidade em suas conexões, além de ser mais segura em transmissão de dados, deixando a internet a cabo um pouco para trás.

Por fim, em questão de preço, as duas possuem variáveis de preço, pois depende da sua localização e se possui a infraestrutura necessária para a fibra óptica. Entretanto, é possível encontrar tanto a internet a cabo como a fibra óptica em combos de serviços de telecomunicações, como com TV por assinatura e telefone fixo.

Como contratar a internet a cabo ou fibra óptica?

Para contratar um plano de qualquer uma delas, é necessário entrar em contato com qualquer uma das grandes operadoras, como Claro NET e SKY, e estudar qual a melhor opção para você e sua família.

Cada empresa possui um fluxo diferente para contratação e instalação, por isso é importante conversar com um atendente ou representante. Normalmente, as grandes operadoras possuem as duas opções de internet, vale você dizer qual prefere e se na sua cidade está disponível.

Agora que você já sabe a diferença entre internet a cabo e fibra óptica, veja onde e como contratar planos de internet banda larga com um artigo aqui do blog.

Deixe um comentário