Foto de capa do texto sobre a diferença entre modem e roteador

Entenda a diferença entre Modem e Roteador e suas funções na conexão

Não precisa ser um especialista no assunto para entender a diferença entre modem e roteador e esse texto vai sanar as suas dúvidas de uma vez por todas.
0
122

Quando se trata de assuntos que envolvem a conexão de internet, é comum surgirem dúvidas sobre as tecnologias utilizadas para que ela aconteça, principalmente quando queremos saber qual a diferença entre modem e roteador.

Apesar dos dois equipamentos serem confundido quase sempre, é importante saber que o roteador e o modem possuem funções diferentes no processo de conectar o servidor à sua residência.

Pensando em te ajudar a solucionar essa dúvida da forma mais simples possível, nós do Saiba Telecom, preparemos esse texto para você.

O que é o modem?

Entenda a diferença entre modem e roteador

O modem é responsável por receber a internet em casa.

O modem é o dispositivo que leva a internet para a sua casa. Ele é um aparelho de hardware responsável pelo recebimento de dados do seu provedor de internet. Esses dados podem ser transmitidos de diversas maneiras: via cabo coaxial, fibra óptica e via cabos de rede telefônica (ADSL).

Esses são os termos que definem os tipos de internet banda larga disponíveis no mercado, se você ainda não sabe quais são, temos um outro texto aqui blog explicando tudo para você.

Geralmente, o modem é fornecido pelas operadoras de internet, mas também é possível comprá-lo à parte, desde que o usuário saiba qual a tecnologia da rede de internet da sua casa.

O que é o rodeador?

O que é roteador

O roteador é responsável por distribuir o sinal no ambiente.

O roteador serve como uma ponte entre o modem e os seus aparelhos que podem se conectar sem fio, como notebook, tablet e celulares. Ele permite conectar dispositivos de uma rede interna entre si, permitindo que troquem dados internamente, até mesmo sem uma conexão à internet pública.

Isso acontece porque o roteador atribui um endereço IP a cada computador ou celular conectado à rede, e através dele que você poderá acessar outros aparelhos e trocar arquivos com eles.

Qual a diferença entre modem e roteador?

A diferença básica é que o modem é responsável por receber a internet na sua casa ou empresa da provedora de internet, que é a empresa que você contratou para fornecer a conexão.

Já o roteador é responsável por distribuir o sinal dessa conexão para os dispositivos do local. Ele pode ser ser sem fio, através do Wi-Fi, ou com fio, quando você conecta o computador diretamente no roteador, mas essa prática impossibilita outros dispositivos se conectar àquela rede.

Modem com roteador embutido 

Uma das formas mais comum de se encontrar esses equipamentos, são os dois em apenas um.

Para usuários domésticos, o modem com roteador é um dispositivo que executa tanto o trabalho de receber o sinal de internet, quanto de administrar todos os dispositivos conectados nele, por meio de antenas de Wi-Fi.

Normalmente, ele é fornecido por algumas empresas de telefonia e internet, mas se a empresa não fornecer o equipamento, você pode comprá-la separadamente.

Saiba mais sobre sua Internet Banda Larga

Como falamos antes, esse assunto sobre Internet e conexões podem fazer muita gente ficar com dúvidas. Aqui no Saiba Telecom, estamos sempre buscando oferecer as melhores respostas para às suas perguntas.

Agora que você já aprendeu a diferença entre modem e roteador, que tal aprender a diferença entre Mega e Giga e o que é internet banda larga e o que ela pode te oferecer?

Deixe um comentário