Entenda o que a internet 5G vai mudar na prática

Sendo a nova aposta do mercado de telecomunicações, o 5G vai mudar como nós nos conectamos com o mundo e trazer mais inovação para nossas vidas. Entenda melhor no texto.
0
48

Muito se engana quem acredita que a implantação do 5G vai mudar pouca coisa no seu dia a dia, mesmo que você viva 24 horas por dia apenas no Wi-Fi. Essa nova tecnologia que está sendo implantada desde o final de 2018 no mundo todo em forma gradual vai mudar muita coisa pra humanidade no geral.

Pelo o contrário do que muitos pensam, o 5G não é apenas a internet móvel do celular que vai ficar mais rápida, muitas outras coisas que eu aposto que você nem imaginaria irá utilizar a tecnologia 5G.

Se você não está entendo nada de como o 5G vai mudar a sua vida, preparamos esse texto para te explicar como ele vai impactar o nosso mundo quando sua implementação estiver concluída. Confira:

O que é 5G?

O que é e o que vai mudar no 5G

O novo 5G é doze vezes mais rápido que o 4G.

Em uma visão mais ampla, o 5G é uma tecnologia que permite a transmissão de uma quantidade grande de dados para um grande número de dispositivos em ultra velocidade, ou seja, permite ter velocidade e qualidade para mais coisas.

Para receber esse sinal é necessário que os dispositivos sejam compatíveis, por isso, desde o anúncio do início da implantação do 5G, as empresas começaram a lançar smartphones e outros dispositivos já compatíveis com a nova conexão, mesmo que ainda não esteja totalmente disponível.

Como será a expansão do 5G?

Inicialmente, o 5G está sendo implantado com a tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing), ou compartilhamento dinâmico de espectro, que nada mais é que pegar “emprestada” as faixas de frequência das outras conexões menores, como a 3G e 4G, mas esta é a primeira etapa da jornada do 5G.

Para que o sinal esteja disponível para todos é necessário realizar o leilão de frequência, no qual as empresas de telecomunicação disputam pelos direitos de uso de uma nova tecnologia, assim como o 5G.

Após as negociações, o sinal então é oferecido para a população, como acontece com as outras conexões.

O que o 5G vai mudar?

O 5G já chegou movimentando muito as coisas no mundo todo, muitas empresas já ficaram de olho nas possibilidades que essa nova tecnologia vai permitir fazer e tudo isso porque toda a velocidade e qualidade do 5G serve pra fazer downloads com mais rapidez.

Cada fase da jornada do 5G vai mudar uma esfera diferente da nossa vida. Na primeira, vamos sentir realmente nos sinais de internet móvel e banda larga para uso comum de computadores e celulares, já na segunda vamos ter evoluções significativas na Internet das coisas, que é a internet utilizada em equipamentos do dia a dia, como geladeiras, lâmpadas, fogões, etc.

Já a última parte é o que remete ao futuro próximo, no qual já estão em desenvolvimento carros autônomos, cirurgias a distância e streaming 8K. Veja só um esquema sobre essas mudanças:

Jornada do que o 5G vai mudar na Claro

Esquema criado pela Claro, pioneira na comercialização do 3G, 4G e 4,5G.

A Claro é pioneira no 5G no Brasil

A Claro é especialista e pioneira na comercialização dos sinais 3G, 4G, 45G e agora também é do sinal 5G DSS no nosso país. Como explicamos antes, o DSS é o primeiro passo para termos contato com o novo sinal antes de termos acesso total ao 5G.

É provável que você escute falar muito sobre as mudanças que o 5G vai provocar nos próximos anos, então fique sempre atento a cada notícia e se mantenha antenado com o futuro.

Você sabe o que é fibra ótica de internet e para o que serve? Entenda como esse tipo de conexão é uma das mais avançadas.

Deixe um comentário