Você sabe por que o celular esquenta? Saiba como resolver o problema

O celular esquenta por diversos motivos e o principal é o sobrecarregamento. Saiba como concertar isso no texto.
0
20

Você já percebeu quantas coisas são possíveis fazer com o celular? Passamos o dia todo com ele e realizamos a maioria de nossas tarefas através do aparelho, seja para mandar mensagens, assistir vídeos, jogar, fazer chamadas de vídeo entre outras atividades que fazem o smartphone ficar sobrecarregado e, consequentemente, o celular esquenta.

Se o seu aparelho celular começou a ficar mais quente que o normal, é necessário que você comece a tomar algumas precauções, pois a alta temperatura pode comprometer o sistema operacional e até a bateria do seu celular.

Pensando nesse problema muito comum, principalmente nos dias mais quentes, trouxemos algumas soluções para o celular que esquenta e vamos explicar o porquê disso acontecer. Confira mais no texto.

Por que o celular esquenta?

Entenda por que o celular esquenta

O uso excessivo do celular pode sobrecarregar o aparelho.

Como falamos antes, a principal causa do aumento da temperatura do celular é o uso prolongado do aparelho, porém existem outras causas menos recorrentes, mas que também podem causar danos ao seu celular.

Sabe aqueles dias extremamente quentes? Pois é, não é só a gente que sofre com eles, os celulares também super aquecem por causa da temperatura externa do ambiente e quando se une ao uso excessivo, ele começa a pedir para resfriar.

Os carregadores também possuem uma parcela de culpa quando o celular esquenta. Cada smartphone possui carregadores compatíveis, por isso quando você utiliza outro, pode acabar sobrecarregando o celular e esquentando a bateria do aparelho. Por isso, sempre busque usar o carregador original ou os compatíveis com ele.

E lembre-se que o celular é um eletrônico, ou seja, circula energia nele e, assim como qualquer outro eletrônico, você precisa tomar muito cuidado ao utilizá-lo enquanto está carregando e não sobrecarregá-lo assistindo série enquanto ele carrega, por exemplo.

O que fazer quando o celular esquenta?

Se você percebeu que o seu celular começou a esquentar de hora para outra, a primeira atitude a ser feita é retirar a capinha do aparelho e deixá-lo longe do contato de sol ou qualquer outro aparelho por alguns minutos.

Caso o celular começou a esquentar enquanto carregava, retire o carregador da tomada e deixe o celular esfriar e volte a carregar com outro carregador, dando preferência para carregadores originais.

O segredo para que o celular volte à temperatura normal de 35ºC é ter paciência, desplugar qualquer cabo ou fones e não utilizá-lo por alguns minutos. 

Caso ele esquente com muita frequência ou não volte para a temperatura normal, leve-o até uma assistência técnica, afinal, algo está  errado e pode colocar sua segurança em risco.

Como evitar que o celular esquente?

O mau carregamento também pode superaquecer o aparelho.

O mau carregamento também pode superaquecer o aparelho.

Apesar dessa situação pegar a gente de surpresa, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar ao máximo que o celular esquente. Confira:

  • Dê pausas na utilização do celular cada 1 hora de uso para o celular descansar;
  • Não deixe carregadores na tomada se não estiver utilizando;
  • Não utilize cabos e carregadores em situações precárias;
  • Procure deixar o aparelho longe de lugares que possa esquentá-lo;
  • Utilize aplicativos que consomem muito a bateria com moderação;
  • Fique atento ao colocá-lo para carregar;
  • Não utilize o celular enquanto ele carrega.

Está precisando carregar o seu celular mais de uma vez por dia? Você sabia que existem algumas técnicas que te ajudam a prolongar a bateria do seu celular? Saiba como economizar bateria do celular em poucos passos aqui no Saiba Telecom.

Deixe um comentário