Capa banda larga

Você sabe o que é internet banda larga e o que ela pode te oferecer?

A internet, que antes era só um grupo de textos e algumas imagens, agora conta com plataformas inteiras dedicadas a reprodução de vídeos. Essa evolução no setor criou a demanda de uma conexão mais rápida e mais estável.
0
460

Você sabe o que é internet banda larga? Ela é, hoje, uma realidade, mas nem foi sempre foi assim. Estar conectado já passou de um simples meio de entretenimento para uma necessidade humana há muito tempo. Nas ruas, no centro da cidade, no trabalho, as pessoas estão conectadas o tempo todo.

Seja para trabalhar ou para se distrair, a internet já é uma das nossas necessidade básicas e é até complicado se lembrar de como já foi difícil ter uma conexão de qualidade em casa. 

Na década de 1990, quando se estar on-line ainda era praticamente uma odisséia, a conexão dependia e ocupava totalmente a linha telefônica, o que acabava ocasionando uma fatura bem alta no final do mês.

Internet é um meio de comunicação

A internet foi criada como um meio de comunicação e hoje já é essencial para milhões de usuários.

Mas, para a nossa sorte, chegamos aos anos 2000 e os primeiros serviços de internet banda larga começaram a chegar no Brasil, facilitando o processo de estar on-line, além de criar novas possibilidades e movimentar a concorrência, tornando o produto mais acessível a cada dia. 

Nós já te demos várias dicas de como escolher o melhor plano de internet banda larga de acordo com a sua necessidade, mas será que você saberia nos explicar o que diferencia esse tipo de conexão das outras? 

Navegação online - O que é internet banda larga

Atualmente é possível realizar qualquer tipo de tarefa on-line, como ir ao mercado, por exemplo.

O que é internet banda larga?

Quando a internet chegou, nós basicamente acessávamos, pelo computador, algumas páginas on-line que, em geral, possuíam muito texto e algumas imagens.

Atualmente, essa conexão pode ser estabelecida a partir de diversos dispositivos diferentes, como nossos smartphones, tablets, notebooks e, porque não, até dos relógios de pulso. 

Os sites simples e exclusivamente informativos se transformaram em redes sociais recheadas de novos tipos de interação, além de também serem obrigadas a abrir caminho para plataformas ainda mais exigentes, como o YouTube e a Netflix, por exemplo, que oferecem conteúdo em vídeo e assim, acabam aumentando a necessidade de uma internet de qualidade. 

Fibra ótica - O que é internet banda larga

A internet banda larga foi criada para oferecer maior velocidade e mais estabilidade ao usuário.

As principais características 

Mas afinal o que é internet banda larga? Nada mais é do que uma conexão com boa qualidade, mas existem algumas características mais pontuais sobre esse tipo de produto, como por exemplo:

  • Oferecer mais do que 128 kb para download e upload simultâneos;
  • Ser estável;
  • Dispensar a ocupação da linha telefônica. 

O que diferencia a banda larga da conexão discada?

  • Velocidade: apresenta maior capacidade de processar grandes volumes de informações;
  • Estabilidade: ela tem uma conexão visivelmente mais estável que a versão discada;
  • Linha telefônica: ficar sem telefone fixo enquanto usa a internet é algo que talvez não faça mais parte do nosso cotidiano, mas era bastante incômodo;
  • Preço: mesmo que no Brasil o valor da banda larga ainda possa ser considerado alto,  a diferença de preço e custo/benefício entre ela e a conexão discada é visível.
A internet banda larga substituí a internet discada - O que é internet banda larga

A internet banda larga substituí a internet discada, que se conectava pela linha telefônica.

Os tipos de conexão banda larga

Muitas pessoas acreditam que o tradicional sinal 4G ou 5G dos nossos celulares são concorrentes da internet via cabo que geralmente temos em casa. Mas na verdade ambas são tipos diferentes de conexão banda larga

O  número de opções disponíveis não para de aumentar.

Se liga nos tipos de internet banda larga:

  • Internet a cabo;
  • 3G/4G/5G;
  • Via rádio;
  • Via satélite.

Agora você sabe o que é internet banda larga e o quanto ela é essenecial em nossas vidas, não é mesmo. Se você quer contratar algum serviço de internet, acesse os sites das principais operadoras do país.

Se você deseja saber mais sobre os detalhes específicos dentro de cada tipo de conexão oferecida, dê uma conferida em nosso post sobre os tipos de internet banda larga.

Deixe um comentário