Foto de capa do texto que fala sobre o que e ping

O que é Ping? Entenda o teste de velocidade de internet

Não sabe interpretar os resultados de teste de velocidade de internet, como o que é Ping? Descubra no texto e acabe com essa dúvida uma vez por todas.
0
144

Quem já teve a curiosidade ou precisou medir a velocidade da internet banda larga alguma vez, deve ter se deparado com o Ping. Mas, afinal o que é Ping? O que ele faz e para o que ele serve? Bom, essas são as perguntas que vamos responder para você neste texto.

Antes de tudo é importante saber que para aprender a interpretar um resultado de teste de velocidade é essencial entender as nomenclaturas, como o download e upload da sua internet banda larga. Por isso, vamos explicar alguns nomes para que você possa entender de vez o que é ping e outros elementos da análise de velocidade.

O que é Ping?

Ping é um sigla inglês que significa Packet Internet Network Groper, que em português significa localizador de pacotes na rede de internet.

Entenda melhor o que e ping e como ele aparece no teste

Dados que aparecem no teste da Speedtest, incluindo o ping.

A função do Ping é analisar o tempo de envio de um pacote de dados e de resposta entre máquinas que estejam conectadas em uma mesma rede. Ele envia o resultado da análise em pouquíssimo tempo, normalmente dentro de alguns milissegundos.

Assim, quanto maior for o valor do ping, mais lenta será a transmissão de dados no meio daquela rede e mais difícil será a sincronização de informações em tempo real, ou seja, ele mostra o porquê da sua internet estar lenta.

Qual é a função do Ping na internet?

O Ping tem a função de avaliar a conexão da rede de internet com equipamentos internos, como impressoras, computadores, máquinas etc, e a conexão com servidores de internet ou endereços de determinados sites, analisando o tempo de latência da resposta entre as máquinas.

Sendo assim, o objetivo do Ping é conferir se todos os equipamentos estão realmente conectados e respondendo aos comandos, além de marcar a real velocidade de transmissão de dados na internet.

Em resumo, o ping avalia a qualidade da infraestrutura das redes e é muito importante para a monitoração de funcionamento e observação de melhorias.

Como entender o resultado do Ping?

Para quem já não é muito chegado a números, tentar entender aquele monte de coisa pode parecer uma tarefa difícil, mas é bem simples na verdade.

Os números que aparecem do Ping é tempo gasto que ele leva para verificar a conexão. Se o valor do ping apresentado estiver com um valor muito alto, isso significa que o equipamento ou endereço em teste não está conectado corretamente à rede, ou que a transmissão de informações dentro dela é muito lenta, já que o tempo gasto para todo o processo é grande. Portanto, se o número for baixo quer dizer que está tudo certo.

A conta é sempre inversa: se estiver alto é ruim, se estiver baixo é bom.

O que significa Download e Upload da internet?

Entenda melhor as nomenclaturas que aparecem em seu teste de velocidade

Entenda o que significa o seu teste de velocidade de internet.

Agora que você já sabe o que é ping, é importante saber outras coisas que o envolvem. Como foi falado anteriormente, entender as nomenclaturas dos testes de velocidade de internet é essencial para saber se sua internet está atendendo às expectativas ou não.

Quando você realiza o teste, valores são medidos, como o de Download e o de Upload, além do Ping. Você já deve saber que que Download é quando nós baixamos algo da internet e o de Upload é quando enviamos. Essa é a mesma explicação para os dados medidos pelos testes de velocidade de internet.

Os valores de Download tem a ver com os dados que você recebe através da internet, como mensagens e resultados de buscas, e o de Upload é quando você envia algo através da conexão.

Normalmente o valor de Upload é um pouco menor do que a de Download, mas é bom se atentar a velocidade que você contratou para não ser muito menor do que o esperado.

Como resolver o problema da internet?

Se você realizou a análise da sua internet e percebeu que está com problemas de receber o que foi contrato, talvez esteja na hora de trocar a sua internet banda larga.

Aqui, no Saiba Telecom, fizemos uma seleção dos planos mais baratos de internet banda larga disponíveis e das melhores empresas de internet banda larga do Brasil para te ajudar nessa tarefa.

Assim como a dúvida do o que é Ping, muitas outras dúvidas envolvem as tecnologias da internet banda larga. Por isso, aqui no blog, você encontra os melhores posts para tirar suas dúvidas, como a diferença entre Mega e Giga e o que é WPS.

Deixe um comentário