o que é roaming

O que é roaming de dados e como ele funciona no seu celular?

Muita gente se pergunta o que significa a opção “Roaming de Dados” no seu celular e ao habilitar sem conhecimento, pode gerar custos não planejados na fatura mensal da operadora.
0
344

Por nem todas as pessoas saberem o que é roaming, ele acaba sendo visto como vilão por alguns usuários de celular, mas não deveria ser assim. O conceito se refere à troca de dados, ou seja, é o envio e recebimento desses dados por conexões fora da área de cobertura da operadora contratada.

Entenda melhor como funciona e o que é roaming de dados

Para ter a possibilidade de utilizar o roaming é necessário ter um plano em sua operadora, pré, pós-pago ou controle – algumas possuem inclusive pacotes especiais apenas para o roaming.

Quando você vai viajar para fora do seu país, por exemplo, e a sua operadora utiliza o sinal de uma operadora local, faz com que você consiga usar seu celular como se estivesse em sua própria rede.

Ter o recurso ativo ativo te dá a possibilidade de utilizar internet móvel, enviar SMS e fazer ligações no exterior, usando as áreas de cobertura de diversas operadoras locais, sem precisar fazer um procedimento a mais por isso.

Roaming de dados - mulher com o celular na rua

O roaming de dados precisa ser ativado com cautela caso não esteja incluído no seu plano.

Como funciona a parceria entre as operadoras?

O roaming de dados só é possível porque as operadoras – tanto a local quanto as que irão emprestar o sinal – fizeram um acordo. As empresas assinam um acordo de roaming, onde cada uma delas define as condições e as estruturas que seus clientes utilizarão.

homem social usando o celular

É importante consultar qual o acordo vigente na sua operadora pois cada uma tem um contrato diferente.

É necessário ter cautela

Agora que já sabemos o que é roaming, é importante lembrar que ter cautela é essencial para que a conta não surpreenda no final do mês.

Como neste serviço são cobradas tarifas diferenciadas, é muito importante ler o contrato, ver todos os seus custos e verificar as condições.

Geralmente os custos para conseguir utilizar o roaming são elevados, mas algumas operadoras possuem pacotes onde oferecem o serviço de forma gratuita.

Para verificar se seu plano cobre o roaming de dados é importante ir até a sua operadora ou entrar em contato com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – dela.

Abaixo listamos os telefones das principais operadoras do Brasil:

Claro – 1052

Vivo – *8486 para ligações de telefone Vivo, ou 1058 para ligações de qualquer telefone

TIM – *144 para ligações de telefone TIM, ou 1056 para ligações de qualquer telefone

Oi – *144 para ligações de telefone Oi, ou 1057 para ligações de qualquer telefone

Como ativar ou desativar o roaming de dados em seu celular

Android

Em seu celular, aperte a opção Configurações, em seguida Redes Móveis e selecione a opção Dados em Roaming.

Vá em Configurações > Redes Móveis > Dados em Roaming.

Roaming de dados do Android

Na imagem, é possível ver que o roaming está desligado.

IOS

Já no iOS, é necessário ir em Ajustes, em seguida clicar em Celular, depois em Opções de Dados Celulares e selecionar ou não a opção Roaming de Dados.

Roaming de dados do IOS

No final, dá para ver que o roaming de dados não é um bicho de sete cabeças

É simples, não é? ?

Com apenas alguns toques, é possível bloquear o roaming de dados em nosso celular e evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

Vale lembrar que o roaming de dados também vale dentro do país. Ele acontece quando a pessoa está em sua operadora, mas fora do DDD de origem. Nesse caso, todos os serviços de internet, SMS e ligações poderão ter uma cobrança a mais caso sejam usados.

E se você quer economizar quando o assunto é telefone, fizemos um post mostrando quais são os planos mais baratos de celular das principais operadoras do país.

Deixe um comentário