O que fazer quando o celular não carrega mais

Quando o celular não carrega é sinal de que algo deve estar errado com o aparelho ou acessórios, e pequenas coisas podem ser o motivo do problema. Você sabe quais são elas?
0
169

Problemas para carregar o seu celular podem aparecer a qualquer momento e estar preparado para essa situação é essencial. As causas podem variar de acordo com cada aparelho mas, no geral, existem algumas ações que podem ser tomadas quando o celular não carrega mais.

Vale lembrar que dicas deste post são apenas para fazer uma análise inicial da situação do aparelho, mas caso nenhuma das opções resolverem o problema, será necessário levá-lo até uma assistência técnica especializada.

Abrir o aparelho ou outras ações que possam danificar o aparelho, podem acabar mais atrapalhando ainda mais a situação. Afinal, o problema pode ser simples de resolver na assistência, mas se danificar antes de levá-lo, as chances de perder o celular. Então tome cuidado na hora de tentar resolver o problema sozinho.

Agora vamos ao que fazer quando o celular não carrega mais:

5 passos para seguir quando o celular não carrega

O que fazer quando o celular não carrega mais

Saiba o que pode comprometer o carregamento do seu celular.

  1. Verifique os cabos, carregadores e tomadas 

Esse pode ser o passo mais óbvio, ou até instintivo da lista, para o celular que não carrega, mas é também o que identifica grande parte dos problemas de carregamento: os acessórios danificados.

Troque de cabo, de carregador e até de tomada para ter certeza que o problema não está nos acessórios do seu celular ou na energia. 

Uma dica é fazer várias combinações entre os cabos e carregadores até encontrar onde está problema, depois basta substituir um dos dois e deixar que bateria carregue por completo antes de utilizar o celular.

Evite utilizar cabos danificados porque, além de prejudicar o carregamento do seu celular, ele pode colocar sua segurança em risco causando um acidente, como uma descarga elétrica, por exemplo.

  1. Veja se não há sujeira na entrada do carregador 

Depois de algum tempo de uso é comum que os smartphones acumulem sujeiras, principalmente na parte interna ou em compartimentos, como o do carregador.

Se o seu celular permite a retirada da bateria, basta removê-la e limpar com uma escova de dente seca ou até mesmo algumas assopradas podem resolver o problema, mas o importante é não utilizar nenhum tipo de líquido para auxiliar na limpeza.

Agora, se o seu aparelho é vedado e não permite retirar a bateria, utilize a chave de gaveta do chip para verificar se não há nada obstruindo a entrada do carregador.

É importante ressaltar que é necessário ter cuidado na hora de limpeza, para que não seja danificado nenhum elemento do smartphone, por isso, sempre faça o procedimento com calma e de forma leve.

  1. Deixe o celular descansar 

Ao colocar o seu celular para carregar depois de acabar a carga por completo, espere alguns minutos antes de tentar ligá-lo, pois alguns aparelhos podem demorar algum tempo para ter energia suficiente para iniciar.

Tente deixar o dispositivo carregar por um longo período e não o remova da tomada durante a carga. Evite também utilizar o celular enquanto ele carrega, assim ele irá receber energia mais rápido e você poderá utilizá-lo o quanto antes.

Outra dica é investir em carregadores turbo, que proporcionam um carregamento mais rápido e duradouro.

  1. Preste atenção à bateria

Uma informação muito importante na hora de entender porque o celular não carrega é a vida útil do aparelho e da bateria.

O desgaste da bateria é um processo natural, que acontece ao longo do tempo e que diminui a capacidade da bateria de armazenar energia.

Se o seu caso não é este e o seu celular é novo, então é muito provável que a bateria esteja realmente danificada ou outro elemento do celular não deixe o aparelho receber a carga que precisa.

Neste caso vale a tentativa de levar o celular até uma assistência técnica e verificar se vale a alternativa de fazer a substituição da bateria. Mas, se o problema for algo mais sério, talvez esteja na hora de trocar de aparelho.

  1. Procure por planos de internet com aparelhos

Se nenhuma das alternativas resolveu o problema do seu celular, inclusive levá-lo até uma assistência técnica, a saída é procurar por outro aparelho, mas isso não precisa significar gastar muito.

Os planos de celular com aparelho são uma ótima alternativa para quem quer trocar de celular ou comprar um novo com desconto e ainda de quebra levar um plano de internet com muitos benefícios.

Saiba quais são os melhores planos de celular com aparelho aqui no Saiba Telecom e aproveite para ter um celular novinho e que carregue sem pagar muito por isso.

Dica bônus: não sobrecarregue a bateria do seu celular

Dica bônus do que fazer quando o celular não carrega

Os novos modelos de smartphones possuem baterias com mais durabilidade e já vem com carregadores mais potentes, para você passar menos tempo carregando e mais tempo curtindo a vida, mas mesmo com tanta tecnologia, cada aparelho possui um tempo máximo de duração.

Você pode verificar a vida útil do seu celular na pesquisa da Phonearena, basta procurar pelo nome do modelo e o ano.

Mas para que seu celular chegue até o tempo estipulado, é necessário tomar algumas medidas que não vão sobrecarregá-lo e poupar a bateria.

Ensinamos você como economizar bateria do celular em poucos passos aqui no blog e ainda te sugerimos alguns aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa, mas o importante é sempre estar atento às formas de evitar o desgaste desnecessário da bateria e do seu celular.

Deixe um comentário