internet ruim

Por que a internet é ruim em algumas regiões

A localização da sua casa é essencial para a qualidade da internet. Saiba o que acontece e como se esquivar do problema da internet lenta.
0
206

Em pleno século XXI, ficar sem internet é ficar por fora de tudo o que acontece no mundo, além de se tornar quase incomunicável. Mas, ninguém merece ficar sem internet ou ter uma internet ruim por morar longe dos grandes centros urbanos.

O Brasil chegou a um total de 42,1 milhões de residências conectadas. O que significa que quase um terço da população brasileira ainda não têm qualquer tipo de acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios.

Muitas dessas residências ainda não possuem internet ou possuem internet de má qualidade justamente por suas localizações.

O que a localização interfere na internet?

A qualidade da internet depende dos serviços oferecidos na sua região. A melhor internet, ou seja com maior velocidade e qualidade, se deve pela tecnologia da fibra ótica para banda larga. Mas, o que acontece é que nem todas as regiões são atendidas com essa tecnologia.

Exige investimento em infraestrutura para cabeamento de todo o território e como é um processo gradual, muitas regiões ainda não tem acesso a esse serviço.

Então, como faço para resolver o problema da internet ruim?

Atualmente, é possível encontrar alternativas para quem mora em áreas ainda não atendidas pela fibra ótica.

A contratação de internet via satélite ou por cabeamento de telefonia comum, podem ser a solução para quem precisa conectar a casa toda, mas se quiser internet apenas para smartphones, os planos de internet 3G ou 4G oferecidos pela operadoras de celular, podem resolver o seu problema.

  • Internet via satélite

Como o próprio nome já diz, para usar esse tipo de conexão, é preciso que haja um satélite na órbita da terra que tenha essa função. 

Ele se comunica com servidores das operadoras, que repassam os dados ao computador do usuário. Ou seja, a internet via satélite trabalha recebendo e enviando dados, a chamada conexão bidirecional.

Para ter a internet via satélite em casa, é preciso ter uma antena, que é praticamente igual a uma antena de TV por assinatura, além de um modem, assim como acontece com a banda larga DSL.

Complicou? Dê uma olhada nesse vídeo:

 No Brasil, é possível encontrar esse serviço na HughesNet e na Netlight, mas vale lembrar que essas empresas variam de região pra região.

  • Cabeamento de telefonia

A internet por cabeamento de telefonia é fornecida pelo cabo trançado que é utilizado para transferir os dados da operadora, através de postes espalhados pelas cidades, até a sua casa. 

É o mesmo cabo utilizado para os telefones fixos, mas vale lembrar que internet a cabo é o tipo de tecnologia utilizada para que a banda larga chegue até sua casa. Por isso, ela também pode oferecer conexão via wi-fi, basta ter um modem que transmita o sinal.

Você pode ler mais sobre os tipos de internet banda larga em nosso post.

Pesquise e avalie antes de contratar 

Sabemos que o melhor seria que todo o território tivesse acesso à fibra ótica, mas essas alternativas também são uma boa saída.

Vale você colocar no papel quais são suas prioridades de navegação para que não troque uma internet ruim por outra e pesquise quais são suas opções levando em consideração a localização da sua casa.

E lembre-se: uma internet boa é aquela que atende as suas necessidades.

Deixe um comentário