Saiba como bloquear um celular roubado e proteger as suas informações

Ficar sem celular já ruim, imagina perder ele com todas suas informações dentro? Confira o texto e saiba como bloquear seu celular roubado.
0
221

Nos últimos anos, o celular virou item essencial na vida das pessoas, já que eles carregam grandes informações pessoais importantes, como cartão de crédito, senhas de bancos, redes sociais, fotos e vídeos. Por isso, é importante saber como bloquear um celular roubado ou furtado caso isso aconteça.

Por mais que os Smartphone sejam protegidos por diversos tipos de senhas, e até mesmo biometria, isso não é o suficiente para afastar pessoas mal intencionadas.

Pensando nisso, nós reunimos as informações que você precisa para garantir que suas informações fiquem a salvo se não tiver como recuperar o seu celular. Confira:

Como bloquear um celular roubado?

Aprenda a bloquear um celular roubado

Roubos e furtos de celulares precisam ser registrados em B.O.

Para saber como bloquear um celular roubado é necessário que você tenha algumas informações em mãos, como o número de IMEI do seu aparelho, e as senhas de suas contas do celular, pois iremos te ensinar a bloquear o seu parelho de celular e retirar todas as informações que estão nele, para assim, deixá-lo inútil para quem o tem.

  • Faça o Boletim de Ocorrência

O primeiro passo depois de ter o celular furtado ou roubado é ir até a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência, já que essas ações são consideradas como crimes e você também irá precisar do B.O. para dar andamento no processo de bloquear seu celular.

Em alguns estados já é possível realizar o boletim através do site da Delegacia Eletrônica e, em alguns casos de roubos e furtos, um policial analisará o caso e entrará em contato com a vítima por telefone para checar algum dado ou colher mais informações.

  • Bloqueie o IMEI

Depois de ter o Boletim de Ocorrência em mãos, agora é o momento de entrar em contato com sua operadora e solicitar o bloqueio do IMEI do seu celular.

IMEI (International Mobile Equipment Identity) é uma numeração de identificação do seu aparelho, como se fosse o número do chassi de carro ou o seu RG, o que deixa o seu aparelho único.

Bloqueando o IMEI, você transforma o seu smartphone quase que sem função e para fazer esse bloqueio é mais fácil do que você imagina, mas você irá precisar da numeração correta.

Saiba como fazer para bloquear o IMEI e onde encontrar a numeração do seu aparelho em um tutorial bem explicado aqui do Saiba Telecom.

Como faço para proteger as informações do meu celular roubado?

Deixe suas informações sempre seguras contra invasões.

Deixe suas informações sempre seguras contra invasões.

Seja qual for o sistema operacional ou marca do seu smartphone, ao iniciá-lo, você precisa fazer um login de alguma conta. 

No caso do Android, você entra com sua conta Gmail ou cria uma para poder utilizar o aparelho. Já no sistema operacional iOS, você precisa logar com sua conta do iCloud.

Ao realizar o login dessas conta, você está colocando praticamente todas suas informações associadas às contas. Por isso, quando você precisar retirar seus dados de um aparelho que não possui mais, basta buscar pelos recursos dessas contas.

  • Como apagar os dados de um celular Android roubado

Para apagar as informações do seu celular Android roubado, basta acessar a sua conta do Google que ainda está atrelada a ele. Com essa conta, podemos apagar todos os dados do aparelho, bloquear e alterar a senha de desbloqueio.

Para isto, o primeiro passo é acessar sua conta na Google Play Store por um computador. Logo depois, clique na engrenagem no canto superior direito da tela e logo em seguida selecione a opção “Gerenciador de dispositivo Android”.

Na janela que irá abrir após realizar os passos anteriores, selecione o nome do seu dispositivo e depois clique em “Apagar” para limpá-lo completamente.

Pronto! Suas informações já estão seguras.

  • Como apagar os dados de um celular iOS roubado

Assim como nos celulares Android, os dispositivos da Apple podem ser gerenciados à distância, incluindo os seus smartphones. 

Para deletar todas as informações, basta acessar o site do iCloud e faça login na sua conta Apple (também chamada de Apple ID). É essencial usar a mesma conta que está logada no seu iPhone. Em seguida, clique em “Buscar iPhone”.

Se a sua conta esteja com autenticação em dois fatores, clique em “Buscar Meu iPhone”, no rodapé da página de confirmação, já que você não está com o seu celular para confirmar sua identidade.

Agora, no topo da página, clique em “Todos os dispositivos” e depois clique sobre o nome do aparelho que você quer apagar.

Para apagar os dados, basta clicar em “apagar” no menu e você ainda pode ver a última localização do seu celular.

Pronto, você não precisa mais se preocupar com seus dados.

Backup é sempre a melhor escolha

Para que suas informações possam sempre estar à um clique de distância para serem resgatadas, é importante que você sempre faça backups de suas informações nas contas logadas ao aparelho, seja ele Android ou iOS.

Se você gostou do passo a passo de como bloquear um celular roubado, talvez seja interessante você saber o que é o Samsung Account e como ele pode te salvar em situação de roubo, perda ou furto do seu aparelho Samsung.

Além dos backups, ter uma internet móvel boa e que sempre esteja funcionando pode ser crucial para encontrar o seu celular novamente através do localizador de aparelho. Se você ainda não conta com nenhum planos de celular, conheça todos os planos de celular mais baratos do mercado e garanta a segurança do seu celular e da sua conexão.

Deixe um comentário