Tipos de internet banda larga

Conheça os tipos de internet banda larga disponíveis no mercado

A internet banda larga revolucionou o mundo virtual. Ela é capaz de levar uma conexão mais rápida para celulares, casas e estabelecimentos. Entenda como isso acontece.
0
203

É muito comum ver por aí empresas de telecomunicações oferecendo os serviços de internet banda larga, porém, boa parte da população muitas vezes não sabe quais são os tipos de internet banda larga disponíveis no mercado. 

Algumas pessoas acreditam que a internet banda larga é uma concorrente do 3G e do 4G, mas na verdade não é.

Para você entender melhor o que é e quais são os tipos de internet banda larga , acompanhe a gente nesse texto.

Quais são os tipos de internet banda larga

O que é internet banda larga? 

Veja Mais

Banda larga é um termo utilizado para definir as internets que possuem alta velocidade.

É um tipo de internet que comporta um grande tráfego de informações e que permite e execução com alto desempenho de conteúdos online como: vídeos, séries, áudios, videoconferências, redes sociais etc.

Qualquer internet que tenha um conexão que ultrapasse 128 Kb para download e upload, que não precise ocupar a linha telefônica e que tenha uma conexão estável durante 24h, pode ser considerada uma banda larga.

A banda larga pode ser transmitida por diversas formas, como: a cabo, EDGE, ADSL, Wimax e 3G e 4G.

Nós fizemos um texto mais explicativo para você entender melhor o que é internet banda larga, vale a pena dar uma olhada.

Quais são os tipos de internet banda larga?

Agora que você já sabe o que é, entenda quais são os tipos de internet banda larga para fazer a escolha correta na hora de contratar esse serviço.

Como foi dito acima, existem vários meios capazes de mandar o sinal da internet para a sua casa ou aparelho, para saber qual o ideal para você, veja q

1. Telefonia móvel – Internet 3G/4G

A internet banda larga para telefonia móvel funciona sem precisar de fios conectados ao seu aparelho. Geralmente, esse tipo de serviço são oferecidos por empresas de telefonia de celular. 

E permite que celulares e computadores acessem a internet sem fios e com uma alta velocidade. O ponto fraco desse tipo de internet é que muitas vezes ela pode não funcionar direito dependendo da região. Veja mais em nosso post.

2. Internet Via Rádio

Esse tipo de internet é muito utilizada por donos de estabelecimentos como de bares, restaurantes, shoppings etc. Ela funciona praticamente igual ao rádio, já que há repetidoras que enviam o sinal da internet do servidor para seu estabelecimento ou residência.

3. Internet a Cabo

A conexão da internet banda larga via cabo é uma das mais populares e utilizadas. Ela depende de uma estrutura de cabeamento para levar a conexão para os roteadores wi-fi ou diretamente para o seu computador. 

4. Internet via Fibra Ótica

O segredo da distribuição do sinal da internet banda larga por fibra ótica está, basicamente, no cabo em que é utilizado. 

Ao invés de usar o fio de cobre, que é usado em conexões ADSL, os cabos da fibra ótica permitem maior largura de banda, levando a conexão para locais mais distantes sem perder a qualidade ou a instabilidade de sinal.

Essa conexão não usa eletricidade em para transmitir o sinal, como acontece no caso da internet por fio de cobre (ADSL). 

Aqui, o sinal é transformado em luz para então ser enviado através do cabo, alcançando assim, frequências muito maiores.

O custo para instalar a fibra ótica nas cidades ainda é muito alto, por isso, não são todas as regiões do Brasil que têm acesso a esse tipo de cabeamento.

Quais empresas oferecem planos de internet banda larga?

  1. Claro
  2. Claro NET
  3. Vivo
  4. SKY
  5. Oi
  6. Tim
  7. Algar

Uma revolução no mundo virtual

A internet discada usava a linha de telefone e a deixava ocupada, fazendo com que não fosse possível receber ligações no telefone e seu sinal era fraco e ruim, mal carregava o conteúdos dos sites. 

Por isso podemos dizer que a internet veio para revolucionar o mundo virtual, hoje nós temos muito mais opções de planos de dados, mais velocidade, rapidez no carregamento de conteúdo e também praticidade para o nosso dia a dia. 

Agora que você já sabe o que é internet banda larga, que tal descobrir qual é o melhor plano de internet para sua casa?

Deixe um comentário