Os tipos de planos de celular

Conheça os tipos de planos de celular e escolha o melhor para você

Você sabia que os tipos de planos para celular não se resumem apenas aos pós-pagos e pré-pagos? Nesse texto, aproveitamos para listar as características de cada modalidade para você saber qual a melhor opção.
0
314

Atualmente, é praticamente impossível conhecer alguém que não possuam um aparelho celular. Por todos os lugares podemos ver alguém se comunicando, se entretendo ou se informando nesses aparelhos dos quais já nos tornamos dependentes. Mas, a verdadeira questão aqui é: você sabia que existem diferentes tipos de planos de celular?

Contratar um serviço de telefonia vai bem além de comparar valores e operadoras, é necessário ter conhecimento das possibilidades e variações que as operadoras podem oferecer.

Uso do celular - tipos de planos de celular

É sempre muito importante ter em vista suas prioridades no uso do celular.

Os planos de celular são divididos em três modalidades diferentes de serviço. Além dos conhecidos pré-pagos e pós-pagos, temos os planos controle, que basicamente é uma mistura entre as duas modalidades anteriores. 

Apesar do plano controle ser um tipo de plano para celular extremamente popular no Brasil, com milhares de assinantes, as pessoas desconhecem a existência do plano controle, considerando que elas também façam parte da categoria de pós-pagos.

Foi pensando nisso que nós, do Saiba Telecom, resolvemos listar as principais características e diferenças entre os tipos de planos de celular disponíveis no nosso país para você poder comparar e escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades. 

Planos disponíveis na sua região - tipos de planos para celular

Pesquise sobre os planos disponíveis na sua região antes de escolher.

Os diferentes tipos de planos de celular

Planos Pré-pagos

O plano pré-pago é diretamente a opção mais econômica e flexível das modalidades disponíveis. Nesse tipo de plano para celular, não existe faturas e, segundo a Anatel, nenhuma espécie de contrato com a operadora.

Para usar o serviço de telefonia dessa modalidade, seja ligar, enviar mensagens ou navegar na internet, é necessário que o cliente efetue uma recarga e coloque créditos no celular. Ou seja, os gastos com telefonia são descontados diretamente desse valor e estarão limitados ao valor disponibilizado. 

pré-pago - tipos de planos de celular

O pré-pago é o mais comum entre os brasileiros.

O valor dos créditos disponibilizados no celular dependem apenas da vontade do cliente e da oferta ou promoção vigente naquele dia em que foram creditados. Além disso, esses créditos também possuem um prazo específico de validade, que é renovado todas as vezes que forem inseridos novos créditos. 

O tipo de plano para celulares pré-pago chama bastante a atenção do público devido o seu vasto número de opções, podendo contar com planos e ofertas diárias, semanais, quinzenais ou mensais, além de algumas ofertas com períodos de duração específicos. 

Planos Pós-pagos

Se você faz uso contínuo do seu celular talvez a opção mais adequada seja os planos de celular pós-pagos. Nesse tipo de plano para celular o leque de possibilidades é muito mais amplo, pois inclui vantagens como pacotes de minutos e mensagens ilimitadas para qualquer operadora em todo território nacional. 

O problema nesse tipo de plano para celular é que ele acaba sendo mais caro do que os pré-pagos e, além disso, é cobrado mensalmente.

tipos de planos de celular

Outra questão nesse tipo de plano para celular é que, geralmente, essas vantagens dos planos são disponibilizadas apenas dentro do período vigente, fazendo o cliente perder a parcela da franquia que não foi usada a tempo. 

Diferente do pré-pago, os tipos de planos de celular pós-pagos podem exigir fidelidade em contrato de até doze meses, mas vale lembrar que a renovação automática deste contrato é proibida. 

Planos Controle

Se um plano pré-pago e um plano pós pago tivessem um filho, ele com certeza seria um plano controle. É engraçado, mas também é uma ótima maneira de explicar esse tipo de plano de celular. 

Nessa modalidade o cliente também paga um valor fixo mensal e recebe uma franquia específica de minutos para ligações, internet e sms, sendo ideal para quem busca um serviço completo com preço acessível. 

Planos controle são ótimos

Os planos controle são ideais para quem precisa de muita franquia mas precisa economizar.

A desvantagem do plano controle é que, caso o assinante gaste todos os seus minutos ou todo o pacote de internet, ele perderá o acesso a esses serviços e terá que esperar até o fim daquele ciclo ou inserir créditos manualmente, como acontece nos tipos de planos de celular pré-pagos.

Uma vantagem pouco conhecida dos planos controle é que a fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Por exemplo, vamos supor que o cliente deseje cancelar o plano controle com apenas 12 dias de uso, nesse caso ele só precisará pagar o valor do plano equivalente a esse período onde o serviço foi utilizado. 

Como escolher o melhor tipo de plano de celular?

Como qualquer outra decisão pessoal, o seu plano de celular precisa ser escolhido de acordo com as suas necessidades e prioridades. 

É sempre bom lembrar que esses tipos de planos de celular podem sofrer alterações de acordo com a operadora e área de cobertura, mas mesmo assim é importante estar atento às normas da Anatel, que é o órgão responsável por regulamentar esse tipo de serviço.

É sempre muito importante estar atento às normas da Anatel.

Normas da Anatel - tipos de planos de celular

É sempre muito importante estar atento às normas da Anatel.

Outro ponto que precisamos destacar é a questão do contrato: fique sempre atento ao período de duração e ao fato de a empresa não pode fazer a renovação automaticamente. Sempre existe a possibilidade de haver um novo plano ou pacote mais vantajoso para você. 

Agora que você já sabe como escolher o melhor tipo de plano para o seu celular, que tal aproveitar para descobrir qual a melhor banda larga para a sua residência?

Deixe um comentário