Qual a diferença entre TV a cabo e TV via satélite?

Com uma boa grade de TV, é possível se manter atualizado e também se divertir com os mais variados programas. Mas você sabe como funciona a tranmissão de TV a cabo e TV via satélite?
0
423

Em tempos onde o entretenimento influencia diretamente e dita novas tendências em todas as áreas humanas, ter um bom serviço de TV é essencial para se manter atualizado. Entre várias operadoras e planos diferentes, uma das dúvidas mais recorrentes é a decisão entre TV a cabo e TV via satélite

É muito comum ver as pessoas se referindo ao seu serviço de televisão como TV a cabo, mas o que poucos mas o que poucos sabem é que, na verdade, muitos desses serviços são via satélite. 

E foi pensando nisso que nós, do Saiba Telecom, resolvemos listar as principais características e diferenças entre a TV a cabo e TV via satélite para te ajudar a escolher a melhor opção pra você e sua família. 

Vantagens e desvantagens de TV a cabo e TV via satélite

Conheça as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de tecnologia.

Conheça as principais características da TV a cabo e TV via satélite

TV a cabo

A TV a cabo precisa usar uma estrutura fisicamente ligada por meio de cabos para o envio e recebimento de conteúdo aos clientes. A questão aqui é que os canais não começam diretamente nessa estrutura via cabos, eles sempre começam via satélite.

O conteúdo é produzido pelas programadoras, aí essas programadoras enviam seus programas pelo satélite para as operadoras de TV por assinatura. E é aí que finalmente o conteúdo é separado dentro dos diferentes pacotes de programação e enviado para os assinantes. 

Infográfico sobre como funciona a TV a cabo

Quais as principais vantagens da TV a Cabo?

  • Permite oferecer internet e telefone fixo na mesma estrutura de fiação;
  • Frequentemente é oferecida com descontos em combos de internet;
  • Não fica instável de acordo com o clima.

E as desvantagens?

  • Disponível apenas em grandes centros;
  • Quando acontece alguma interrupção, geralmente afeta internet, tv e telefone fixo igualmente;
  • Podendo acontecer por bairros, ruas ou cidades, o “espaço” disponível nos cabos de cada empresa para a transferência dessas informações é limitado a um número específico de clientes. 
Transmissão de TV via satélite

Inicialmente, ambas as tecnologias são transmitidas via satélite.

TV via satélite

Nesse tipo de sinal, a transmissão do conteúdo produzido também começa via satélite, mas ele continua sendo via satélite na hora de ser transmitido das operadoras para seus clientes.

Para esse projeto, geralmente, o assinante instala uma espécie de antena parabólica no local da casa onde ela tenha melhor “visibilidade” possível do satélite. Apesar desse tipo de serviço ser oferecido nacionalmente, algumas operadoras ainda restringem seu sinal a algumas localidades. 

Infográfico sobre como funciona a TV via satélite

Quais as principais vantagens da TV via satélite? 

  • Oferece cobertura nacional, inclusive para áreas rurais;
  • Não necessita de manutenção na estrutura de cabeamento;
  • Qualidade de sinal igualitária entre os assinantes.

E as desvantagens? 

  • Pode sofrer instabilidade no sinal devido ao clima;
  • Exige a instalação de uma mini antena parabólica.
Tecnologia - TV a cabo e TV via satélite

É importante saber qual tipo de tecnologia melhor se encaixa nas suas necessidades.

Qualidade de sinal e imagem: TV a cabo ou via satélite?

A qualidade do sinal ou a definição de imagem dos serviços oferecidos é outro ponto muito importante na hora de decidir entre TV a cabo ou via satélite.

Ambas possuem a mesma qualidade de transmissão, a única diferença que pode acontecer aqui é se esse conteúdo está sendo transmitido em SD ou em HD, detalhe que é decidido pela operadora responsável. 

Vale lembrar que, no caso da TV via satélite, o sinal fica sujeito ao clima ou qualquer tipo de bloqueio que possa interromper a “visibilidade” entre a antena e o satélite. 

Diversas operadoras e várias opções de TV a cabo e TV via satélite

São diversas operadoras e várias opções de pacotes diferentes.

 

Mas e então: TV a cabo ou via satélite?

Além da questão sobre o serviço via satélite estar sempre sujeito ao clima, existem outros pontos que precisam ser muito bem avaliados e considerados na hora de escolher entre a TV a cabo e TV via satélite.

Outro fator que precisa ser levado em conta nessa decisão é o fato de que, na situação via satélite, a antena instalada recebe apenas sinal de TV, enquanto no serviço a cabo, você pode ter internet e telefone fixo no mesmo cabo, além da sua operadora de televisão. 

Já na situação da tecnologia a cabo, é sempre necessário destacar que ela oferece várias limitações na cobertura de acordo com a região ou número de assinantes daquela cidade. Bairros afastados e cidades pequenas geralmente estão fora desse raio de cobertura, fazendo o sinal via satélite ser a única opção. 

Então se você mora em locais mais movimentados e tem a possibilidade de assinar um serviço que seja a cabo, aproveite as nossas dicas desse texto aqui para escolher o melhor combo de internet para você e a sua família.

Deixe um comentário