Você sabe o que é fibra ótica de internet e para o que serve?

Foi fazer uma pesquisa de planos de internet e se deparou com planos de fibra, mas não sabe o que é fibra ótica? Saiba o que é essa tecnologia e porque ela é importante.
0
40

Você com certeza já ouviu falar de fibra ótica em algum momento, seja procurando um serviço de telecomunicação ou até mesmo em exames médicos, mas você realmente sabe o que é fibra ótica?

Foi pensando em solucionar essa dúvida muito comum que preparamos esse texto para explicar o que é isso, como ela é feita e no que ela é mais utilizada, para que na próxima vez que você tiver que escolher entre um plano de internet de fibra ótica ou outra, por exemplo, você saiba o diferencial entre elas.

O que é fibra ótica e como ela funciona?

o que é fibra ótica

Fibra ótica é a tecnologia mais avançada para a transmissão de dados.

Fibra óptica é um filamento que transmite dados através da refração de luz. É como se fosse um canudo extremamente longo, fino e flexível com um núcleo de vidro ultrapuro que reflete em uma camada espelhada.

Os dados são transmitidos de uma ponta a outra através da luz que é refletida em ziguezague entre o espelho e o vidro ultrapuro. A velocidade dessa transmissão também é feita na velocidade da luz, por isso ela é a tecnologia mais rápida e usada em serviços de telecomunicações, como internet.

como o sinal é transmitido pela fibra ótica.

Como o sinal é transmitido pela fibra ótica.

Aproveitando que está aprendendo sobre o que é fibra ótica, você sabe o que é internet banda larga e o que ela pode te oferecer? Então dá uma olhada em outro texto aqui do blog.

Quais os tipos de fibra ótica?

Atualmente existem dois tipos de fibra ótica e elas mudam de acordo com o tipo de fonte luminosa usada para fazer a transmissão dos dados e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra.

A fibra monomodo possui um núcleo menor e por isso a emissão é feita de apenas um modo, além de a fabricação ser mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas para manutenção. Já a fibra multimodo possui um núcleo maior, permite mais emissão de sinal e ainda possuem dois tipos de multimodo de fibra: índice degrau e as de índice gradual.

A diferença entre os dois é o tamanho do núcleo que impacta diretamente a quantidade de dados enviados e recebidos.

No que a fibra ótica é utilizada?

o que é fibra ótica

A fibra é a principal escolha para internet e exames médicos.

A fibra ótica por não possuir interferências em suas transmissões de dados estão cada vez mais sendo utilizadas em diversas áreas para substituir os fios tradicionais de cobre, mas as áreas que mais utilizam a fibra ótica são as telecomunicações e médica.

Nas telecomunicações, esse tipo de sinal é utilizado para enviar  internet à casa das pessoas, já que a estabilidade da fibra gera um serviço de internet de melhor qualidade para os usuários e servidores.

Na saúde, ela é utilizada em exames, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais e entre outras utilizações.

Quais são os benefícios?

Depois de entender melhor o assunto, você pode estar se perguntando quais são os benefícios dela e porquê ela é considerada a melhor opção.

O primeiro benefício é a qualidade de transmissão de dados que já falamos, mas que é realmente muito superior aos outros meios de enviar e receber dados. Outra vantagem é que a segurança da fibra ótica também é melhor, pois para interceptar alguma transmissão de dados é muito mais difícil do que de outras maneiras de transmissão.

Por fim, o núcleo da fibra ótica é feito de vidro, que tem como matéria-prima o quartzo, um dos recursos mais abundantes no mundo, o que deixa o processo de produção mais barato.

Como contratar?

Se depois de saber tudo o que precisava sobre o assunto, você deseja contratar ou mudar de plano de internet para um que utilize da tecnologia da fibra ótica, o primeiro passo é encontrar uma empresa que ofereça esse serviço, o que atualmente é possível encontrar na maioria das empresas de telecomunicação.

Depois de optar por uma empresa, agora é só escolher o seu plano de acordo com suas necessidades e contratá-lo. Se você não sabe como escolher um plano, preparamos um texto explicando passo a passo como escolher o melhor plano de internet banda larga para a sua casa aqui no Saiba Telecom.

Deixe um comentário